Cachorro estressado? Estudo revela que comportamento dos donos pode refletir nos animais
Quem tem um cão em casa e convive com ele há um tempo sabe bem como o animal é digno da fama de melhor amigo do homem. Ainda assim, mesmo que o seu pet seja carinhoso, ele pode se transformar em um cachorro estressado com facilidade, dependendo do que estiver acontecendo na rotina dele. Mas, o que poucas pessoas sabem é que o comportamento dos tutores também pode refletir (e muito!) no temperamento do cãozinho. Sim, isso mesmo! Algumas pesquisas já comprovaram a teoria de que os nossos amigos peludos têm um vínculo muito forte com seus donos e podem até mesmo ser afetados pelo o que eles sentem. Quer entender mais sobre isso? Vem com a gente!
Pesquisa afirma que há relação entre o estresse dos cachorros e dos donos
Um estudo publicado na revista Scientific Reports mostrou evidências, baseadas na observações de diversos cães e tutores, que o comportamento dos donos pode refletir diretamente em seus animais de estimação. A pesquisa, que foi feita com 58 cães – 25 da raça Border Collie e 33 da raça Pastor de Shetland – e suas tutoras, mostrou que os níveis dos hormônios de estresse foram sincronizados ao longo do tempo.
Além disso, a análise revelou que a personalidade dos tutores é significativamente relacionada aos níveis de cortisol de seus cães – ou seja, os animais que refletem os níveis de estresse de seus donos, e não os donos que respondem ao estresse em seus pets. Sendo assim, é possível afirmar que a personalidade dos donos é espelho para os cães.
Cachorro estressado: como o animal demonstra isso?
Antes de tentar resolver o problema do seu cachorro estressado, é preciso identificar os sinais do problema no comportamento dele. O movimento das orelhas, por exemplo, pode indicar estresse ou ansiedade no seu pet. Isso porque o animal costuma reagir ao estresse com submissão, resultando em orelhas abaixadas e movidas para trás, quase encostando na cabeça. A linguagem corporal também pode mostrar que o cachorro não está confortável. Nesse caso, vale observar se o seu cãozinho está muito estático ou encolhendo-se como se quisesse se esconder. Além desses sinais, alterações na respiração do animal e transpiração excessiva pelas patas também estão presentes na lista de sintomas de cachorro estressado.
Como acalmar cachorro estressado: o que você pode fazer pelo o seu amigo
Sabemos que nem sempre é fácil controlar as emoções. Mas, nesse caso, vale adotar alguns hábitos e cuidados para se tranquilizar e, consequentemente, acalmar o seu amigo. Experimente reservar um período do seu dia para passear com o seu pet. Durante a caminhada, pare e sente-se durante um tempo. Fiquem juntos e em silêncio no local com menos ruídos que encontrar. Isso pode ajudar a acalmar a mente dos dois e diminuir o estresse e nervosismo.
A música para cachorro também pode ser um bom aliado nesses momentos. Assim como acontece com os humanos, os cães também relaxam ao ouvirem canções calmas. Sendo assim, escolha um cômodo da casa e coloque uma música tranquila. Sente-se com o seu amigo e relaxe. No começo, o seu pet pode até estranhar, mas quando te ver tão calmo com certeza vai querer acompanhar.
Fonte: https://www.patasdacasa.com.br/noticia/cachorro-estressado-estudo-revela-que-comportamento-dos-donos-pode-refletir-nos-animais_a1203/1
Leave a Reply