Da brincadeira ao colo: 7 dicas para deixar seu gato mais feliz
Remorso pela recente viagem? Pouco tempo durante o dia para agradar seu gato? Final de semana cheio de trabalhos no computador e mal coçou a barriga dele?
Mas não importa, quando dá aquela vontade de agradar nosso companheiro, é bom saber o que o faz feliz. Cada dono conhece seu felino e muitas vezes ele e o mascote já sabem como agradar um ao outro. Para quem ainda não descobriu as particularidades de seu gato recém adotado, listei algumas dicas de bem-estar comuns a vários felinos:
- Distração
Gatos precisam ser estimulados, principalmente aqueles de apartamento. Para que ele não eleja o sofá da sala como fonte de entretenimento, deixe solto pela casa brinquedos destinados aos felinos que variam de um rato em miniatura a longos túneis, artefato onde o mascote se esconde e se exercita – lembrando que panos de tricô e até garrafas pet tem o poder de distrair seu gato. Uma lembrança especial aos brinquedos que possuem a “erva do gato”, o catnip, uma substância que estimula a zona do prazer nos cérebros dos gatos.
- Brinque com ele
É muito importante e, diferentemente dos brinquedos, tem a vantagem de interagir ambas as espécies,. Isso só reforça laços com brincadeiras que se tornam exclusivas da dupla, promovendo momento de lazer e relaxamento. Descubra brincadeiras que desafiem a astúcia de seu gato. Pode ser uma bolinha presa a uma corda, uma rolha, uma caixa fechada com objetos dentro. Crie seu brinquedo e parta para o ataque!
- Respeito à privacidade
Gatos amam ficar em lugares que seus donos não tem o costume de usar. A prateleira mais alta do móvel, a cesta de roupas, o espaço embaixo da cama. Respeite os locais eleitos pelo gato como seus refúgios e finja que não o vê quando ele busca seus momentos de solidão.
4. Colo só quando ele quiser
Mimos e agrados no colo do dono? Quem não gosta? Mas atenção à vontade do gato! Se acabou de se alimentar ou se está “fugindo” de seus filhos, ele pode ficar refratário a carícias se sua intenção é ficar em seus refúgios. Colos e afagos são bem vindos mas quando seu gato quer. Um carinho especial quando ele aceita seu colo é uma coçadinha na base das orelhas. Pequenos toques nas almofadas plantares e massagens leves nas costas também são bem vindos para a maioria dos gatos.
Mas esqueça o rabo! Eles não costumam apreciar toques em suas caudas.
- Ajude-o a se manter limpo
Gatos são muito sensíveis a odores. Uma maneira de contribuir com seu bem-estar é permitir que o local de suas refeições esteja longe de seu banheiro. Se não for possível, mantenha sempre limpo o local destinado a sua higiene.
- Posto de observação
Gatos são animais curiosos. Uma sacada, uma janela semi-aberta, uma poltrona com vista para a rua são alguns postos que permitem ao seu mascote observar o movimento dos pássaros, dos outros gatos e da própria família.
- Objetos para arranhar
Gatos amam usar suas garras. Se você não quer ver seu sofá ou cortinas esfarrapados é bom investir em postes apropriados para essa finalidade e colocá-los perto dos objetos que seu gato já está mostrando certa predileção para arranhar.
Cada gato tem seu jeito. Com o tempo, é possível perceber mais algumas particularidades que fazem do seu pet uma criatura exclusiva, dono de uma personalidade que dificilmente vai se repetir em outro mascote.
Fuente: http://revistadonna.clicrbs.com.br/animalprint/2016/08/11/da-brincadeira-ao-colo-7-dicas-para-deixar-seu-gato-mais-feliz/
Leave a Reply