Desmaios em cães e gatos – Como agir nessa hora?
O desmaio em cães e gatos (ou síncope) refere-se à perda momentânea da consciência com relaxamento dos músculos do animal, que recupera espontaneamente o seu estado normal sem alterações na contratura muscular.
A motivação mais comum dos desmaios em cães e gatos ocorre em função de falhas no coração – seja por alguma arritmia ou por uma doença do músculo do órgão – que faz com que a pressão sanguínea do animal fique baixa, causando a falta de oxigênio no cérebro. Algumas raças de cães como Schnauzer, Poodle, Pastor Alemão, Boxer, Dogue Alemão, São Bernardo e Dobermann, entre outras, podem ter uma predisposição maior para esse tipo de episódio – enquanto, entre os felinos, as raças de origem asiática tendem a ser mais afetadas.
Procurando por Taxi Dog ou Cirurgia?
Esta perda de consciência pode se originar em função de diversas causas, sendo que as mais comuns são:
- Doenças cardíacas
- Doenças neurológicas
- Hipoglicemia
- Anemias
- Distrição respiratória
Dito isso, é importante saber que na hora de socorrer um cão ou gato que tenha passado por um desmaio recente é preciso:
- Carregar o animal até o meio de transporte, atentando que o pescoço esteja estendido, para facilitar a entrada de ar para os pulmões;
- Levar o pet ao hospital veterinário mais próximo para que seja diagnosticado e tratado de maneira adequada.
Quando originadas por causas neurológicas, o acidente vascular cerebral (AVC) e a convulsão (por narcolepsia, que é caracterizada pelas variações de eletricidade cerebral, sem a presença de tremores musculares) são os motivos principais de perda de consciência aguda. Entre as raças com maior probabilidade de apresentar narcolepsia, estão o Golden Retriever, Labrador, Dobermann, Poodle, Beagle e Daschund.
Fonte: https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/desmaios-caes-gatos/
Leave a Reply