“Março Amarelo” conscientiza tutores sobre importância de prevenir doenças renais em pets
Esse é o mês de conscientizar tutores de animais de estimação sobre a importância de prevenir as doenças renais em cães e gatos. A campanha é chamada de “Março Amarelo”. Para se ter uma ideia da importância do tema, problemas renais são a 2ª causa mais comum de morte entre os gatos e a 3ª entre os cães. Animais com idade acima de 10 anos tem 81% de chance de apresentar algum sintoma.
Há dois meses, a gatinha Kika passou por um susto. Quem vê ela linda assim na foto não imagina o quanto ela sofreu. Em janeiro desse ano, ela foi parar na emergência de uma clínica veterinária de Uberlândia com fortes dores e dificuldade para fazer xixi.
Kika ficou internada por três dias e depois de vários exames foi diagnosticada com cistite hemorrágica, cálculos renais e insuficiência renal aguda, que acabou virando crônica.
De lá para cá, Kika passou por diversos tratamentos, hoje ela está bem, mas ainda precisa ir toda semana até a clínica tomar soro para regularizar os índices de creatinina.
A tutora de Kika, a administradora Valéria Cândida de Clarete conta que, graças ao tratamento, Kika tem uma qualidade de vida normal. O cuidado de Valéria e da equipe que atendeu Kika foram fundamentais para salvar a vida da gatinha e garantir que hoje ela tenha uma vida saudável e feliz. “Essa é uma doença difícil de descobrir. Se a Kika não tivesse apresentado os sintomas da cistite, dificilmente nós perceberíamos”, contou Valéria.
Kika foi atendida pela veterinária Mirian Martins Miranda. A profissional ainda acompanha de perto a gata. Ela orientou a tutora a trocar a ração (Hoje, ela come uma ração especial para animais com problemas renais) e a oferecer mais água para Kika. A tutora da gata trocou o bebedouro comum por uma fonte e o resultado foi ótimo. “Kika passou a beber mais água e está cada dia melhor. Hoje, conseguimos mantê-la em casa e ela vai até a clínica a cada dois dias para tomar soro. Ela apresenta insuficiência renal crônica de grau leve e graças ao diagnóstico precoce, nós conseguimos bons resultados. É importante destacar que quanto antes for diagnosticada a doença, maior será a resposta ao tratamento”, ressaltou a veterinária.
Assim como nos humanos, as doenças renais em animais são muito graves e os tutores devem ficar atentos aos sintomas doença. Na fase inicial, os mais comuns são: aumento da eliminação de urina, aumento no consumo de água, queda de pelo, apatia e fezes pastosas. Em uma fase mais agressiva os sinais da doença são: tremores, convulsão, e mau hálito. “O quanto antes o tutor procurar um médico veterinário, melhor será a resposta ao tratamento. Com os avanços da medicina veterinária, os tratamentos estão cada vez mais avançados”, finalizou a veterinária Miriam Martins.
Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/blog/amigo-pet/post/marco-amarelo-conscientiza-tutores-sobre-importancia-de-prevenir-doencas-renais-em-pets.html
Leave a Reply