Origem dos felinos: como e onde surgiram nossos gatinhos?

Origem dos felinos: como e onde surgiram nossos gatinhos?

Alimente a curiosidade aprendendo um pouco mais sobre a seleção natural para poder entender a origem dos felinos

origem-felinos

As pessoas que observam um majestoso leão ou um tigre imponente costumam perguntar como um felino gigante chegou a se transformar em seu fofinho gato de estimação? A resposta para a origem dos felinos não é muito simples como formular essa pergunta, mas, de forma bem resumida, o resultado que temos hoje é o reflexo do processo de anos de seleção natural, não necessariamente diretamente relacionada com leões, leopardos, tigres e outros felinos semelhantes.

Antes de prosseguir com a origem dos felinos é necessário entender o que é a seleção natural das espécies. O termo amplamente divulgado por Charles Darwin em seu livro “A Origem das Espécies” define a evolução dos seres vivos através de uma seleção que acontece de forma natural. Um bom exemplo seriam as girafas de pescoço longo e as de pescoço curto (extintas). Em um dado momento um ancestral comum se dividiu em duas raças de girafas, elas se reproduziram e, em outra situação, as de pescoço curto acabaram morrendo (Provavelmente por falta de alimento). Essa seria a seleção natural, mas, no caso dos felinos que temos hoje, aconteceu algo diferenciado, que foi a domesticação dos gatos, que é um processo não natural.

O que são os nossos gatos domésticos?

Entendendo a seleção natural é possível pular certas etapas do processo, alguns anos de evolução, para poder estudar alguns dos momentos em que o gato começou a ser domesticado. Mas antes da domesticação, a seleção natural criou o ancestral comum do gato que temos hoje. Isso aconteceu a mais de 100 mil anos a partir do cruzamento de até cinco espécies diferentes de felinos para chegar ao dito cujo ancestral comum.

Foi só entre 12 a 10 mil anos atrás que os felinos foram domesticados. Estimasse que a domesticação teve inicio através de agricultores que usaram os instintos básicos dos felinos para proteger suas plantações de cereais que atraiam muitos roedores. O felino que se acostumasse com essa situação se tornava mais dócil e acessível ao contato humano. Esse é o principio básico de domesticação e da origem dos gatos atuais.

Outro momento importante da origem dos felinos é em culturas em que o animal era adorado como um deus ou entidade espiritual semelhante, um símbolo de boa sorte, por exemplo. Esse processo teve um impacto maior no Egito, onde os gatos eram realmente adorados pela população. Como mencionado anteriormente o felino que fosse mais sociável aumentava as chances de contato com as pessoas. A partir disso foi gerada um grande número de raças de gatos, que cruzavam com outros felinos já domesticados e até mesmo com outras espécies selvagens de pequeno porte. Foi assim que o gato doméstico foi proliferado pelo mundo.

 

 

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>