Por que os cães perseguem o próprio rabo?

Por que os cães perseguem o próprio rabo?

O melhor amigo do homem pode nos proporcionar muita diversão e risos apenas por ser um cão, mas, talvez, nada é mais divertido do que quando o seu cachorro de repente começa a ficar obcecado sobre o seu próprio rabo e começa a girar em círculos, tentando, em vão, pegá-lo.

Isto é algo que pode causar risos, mesmo ao mais sério das pessoas, mas por que exatamente isso acontece? Pode evoluir para algo mais sério? Por que os cães perseguem suas caudas tão de repente e obsessivamente?

Aqui estão algumas razões pelas quais os cães perseguem suas caudas.

Tédio  Muitas vezes, os cães vão perseguir suas caudas porque eles estão um pouco entediados. É uma maneira para que eles se divirtam e gastem um pouco de energia. Isto é especialmente verdadeiro para os filhotes, que não podem nem mesmo perceber que a sua cauda é na verdade uma parte do seu corpo, mas o vem como um brinquedo. Geralmente, com os cães adultos, isso tende a acabar.

Atenção  Você assiste e ri quando seu cão começa a perseguir o rabo? Se ele está recebendo atenção positiva de você, por prática do ato, pode levá-lo a fazê-lo sempre que ele quiser sua atenção.

Algo está errado  Se você observar que o seu cão realmente tenta muito ir atrás da própria cauda, mordê-la e até mesmo mastigá-la, você pode pensar em marcar uma visita ao veterinário. Às vezes os cães vão perseguir suas caudas porque eles estão sendo incomodado por vermes ou pulgas ou passando por algum outro tipo de problema veterinário.

Genética  Por razões que ainda não compreendemos totalmente, raças como pastores alemães e terriers tendem a se engajar no pega-a-cauda mais do que outras raças – mesmo à medida que envelhecem. Isso acontece ainda mais quando os cães ficam presos dentro de casa por muito tempo.

Compulsão  Alguns cães podem desenvolver um transtorno compulsivo que envolve perseguir sua próprio rabo. Esses tipos de problemas de comportamento pode acontecer por várias razões – confinamento, abuso físico, lesão ou trauma passado, ansiedade de separação, e assim por diante – e precisam ser abordados.

Se o seu cão persegue compulsivamente o rabo, ele pode causar sérios danos por morder e mastigar quando ele finalmente conseguir pegá-lo. Cães têm apresentado a perda de pelo em suas caudas devido a este tipo de comportamento e até mesmo lesões.

Resumindo, se você perceber que seu cão parece estar correndo atrás do rabo de uma maneira excessiva, a melhor coisa que você pode fazer por sua saúde é leva-lo ao veterinário. É bem possível que ele esteja perfeitamente bem, mas se não estiver, a melhor maneira de diagnosticar o problema é com a ajuda de um profissional médico.

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>