A tosa higiênica vai além da estética e ajuda a saúde dos pets
Esse tipo de serviço é oferecido nos pet shops e o objetivo é retirar o acúmulo de sujeira do corpo do animal
Um dos critérios usados na hora de adotar um cachorro ou gato é a quantidade de pelo que eles soltam. Apesar de muitas raças serem peludas, nem sempre são as que dão mais trabalho. Em alguns casos, o ideal é escolher aquela com menos índice de queda de pelo . Afinal, ter de limpar o sofá e o tapete diariamente não é fácil. Para ajudar nessa parte, cortar um pouco a pelagem do pet é uma boa opção e tosa higiênica, mais indicada ainda.
+Como tosar cachorro em casa de forma correta
Mas, poucos sabem o que é tosa higiênica e mesmo que esse procedimento existe.NIss não passa de um procedimento realizado no pet shop e o objetivo é retirar o acúmulo de sujeira dio corpo do animal. E é bom deixar claro que não é apenas uma atitude para deixar o pet mais bonito ou apresentável. A questão vai muito além da estética e visa melhorar a saúde e o conforto do animal.
Hoje em dia não é difícil encontrar estabelecimentos responsáveis por esse serviço. O mais indicado é procurá-los quando for necessário tosar o pet. Para quem não tem prática, fazer isso em casa pode ser desastroso. Se você é uma dessas pessoas, deixe para o especialista.
Saiba mais sobre o assunto com algumas dicas e entenda a importância da tosa higiênica.
Por quê fazer a tosa higiênica em cães?
Esse tipo de tosa é mais específico e o propósito é deixar o pet mais limpinho. Isso porque corta a pelagem da região íntima, ânus, além da barriga e da sola das patas. É ótima para quem tem pets com pelos longos e evita uma série de problemas.
Ajuda a prevenir que o pelo enrosque em algum lugar, além de maus odores, causados por fungos, bactérias e ácaros. Na sola, principalmente, é importante aparar para o cão não escorregar na própria pata e possíveis acidentes. Já na barriga os pelos são mais finos e costumam formar nós com mais facilidade.
Na região íntima é comum, ao evacuar ou urinar, o pet ficar com sujeiras presas na pelagem. A tosa garante que isso não aconteça e reduz bastante o trabalho que o tutor teria para limpar o animal diariamente. Além, é claro, de evitar a proliferação de parasitas e causadores de doenças.
No fim das contas é basicamente para retirar qualquer sujeira acumulada. A frequência de tosas deve ser de acordo com o comprimento da pelagem: quanto maior, mais vezes o bichinho deve ser aparado.
Tudo é feito com tesoura e máquina própria para isso, necessitando de um profissional qualificado para realizar a tarefa. Em especial no caso de raças mais complicadas de tosar, como o Schnauzer , que exige cuidados extras devido à variação de níveis de pelo ao longo do corpo.
Outras finalidades
A tosa higiênica também serve para outros acontecimentos na vida do pet, mas costumam ser menos levadas em conta.
Aparar a pelagem de fêmeas grávidas facilita muito o processo do parto e a higiene da mãe, além de melhorar o acesso dos filhotes à amamentação. Assim, o leite também não deixa os pelos úmidos e com odor.
Animais paralíticos precisam de cuidados extras e a tosa ajuda a no uso de fraudas e previne assaduras e feridas na região íntima.
Também é ótimo para garantir cuidados pré e pós-cirurgicos, facilitando a recuperação do pet ou a operação em si.
+O que fazer para diminuir a queda de pelo em cães?
Raças de cachorro indicadas para a tosa higiênica
- Maltês
- Yorkshire
- Shih Tzu
- Lhasa Apso
- Schnauzer
- Collie
- Poodle
Pacote completo
Além desse tipo de tosa, existe um pacote completo da tosa higiênica que inclui o corte e lixamento das unhas, arredondamento das patas, corte dos pelinhos da região dos olhos e a depilação das orelhas.
Porém, nem todo mundo adere a esses outros serviços, já que alguns cães ficam incomodados com alguns deles. Inclusive, é comum durante os primeiros dias depois da tosa higiênica o pet tentar raspar certas partes do corpo na parede ou no chão, como se quisesse se livrar de algo. Em especial, porque a região cortada fica um pouco ralada, principalmente na barriga. Se isso acontecer, peça da próxima vez para o profissional aparar menos o local lesionado.
+Medo de tosa? O que fazer com os cães que apresentam esse comportamento
E em gatos, como funciona a tosa?
Pois é, a tosa em gatos também existe, embora seja menos comum no mundo dos animais domésticos. Mas o objetivo da tosa higiênica nos felinos é o mesmo, deixá-los mais limpos, confortáveis e também com menos calor, terão uma cobertura mais fina sobre sua pele. O ideal, inclusive, é levá-lo ao petshop com mais frequência na época de verão e temperaturas altas.
No caso desse pet é ainda mais importante para evitar a formação de bolas de pelos nos de pelagem longa. É um hábito bastante comum gatos engolirem-nas, correndo risco até de engasgarem. Por isso, o fato de terem o pelo cortado evita esse tipo de problema.
Tosar bichanos dá mais trabalho do que os cães porque costumam ser mais ariscos. Precisam estar calmos e confiar na pessoa que vai apará-los. Eles ficam estressados com situações desconhecidas e principalmente ao serem tocados por estranhos – mas, claro, isso é uma generalização.
O melhor é o tutor fazer carinho e demonstrar segurança para o felino pouco antes do procedimento, além de levá-lo em um lugar confiável, recomendado por outras pessoas e especializado em gatos. O tipo de corte também vai variar de acordo com a raça do bichano e sua pelagem.
Raças de gatos indicadas para tosa
Algumas raças de felinos têm pelagem longa e precisam de cuidados extras, como:
- Maine Coon
- Ragdoll
- Persa
- Himalaia
- Siberiano
- Angorá
Leave a Reply