Como Adestrar Meu Gato
Com certeza você chegou nesse artigo porque esta cansado da bagunça que seu gato anda fazendo em casa, não é mesmo? Então bora para saber como adestrar seu pet. De forma a que seus sofás, chão e objetos da sua casa agradeçam, pela sua integridade e limpeza. Pois é, é isso mesmo que você leu! Hoje falaremos um pouco sobre como adestrar seu gato. Por incrível que pareça é possível sim educar um gato. Eles são animais muito inteligentes e capazes de receber comandos. Mas claro você precisa saber o que está fazendo. Tudo precisa ser por meio de técnicas especificas de adestramento.
Diferente dos cães, o adestramento do seu felino é um pouco peculiar e complexo, mas calma! Não disse que é uma tarefa impossível. Nós vamos chegar lá!
Por que adestrar meu gato?
Bom, a primeira razão que é mais valida e se adapta a grande maioria é pela organização e limpeza. Pois um gato que não esta bem educado, não segue muito bem os padrões aos quais nó humanos estamos acostumados a seguir. Outro ponto importante para você se interessar em ensinar ao seu gato alguns comandos é o do bem estar do seu próprio felino. Pois eles são animais muito habilidosos , e que por conta dessa sua facilidade podem autocolocar-se situações perigosas,que podem lhe custar a vida. Além da habilidade, existem riscos por fatores de curiosidade. Onde seus gatos podem acabar entrando num lugar perigoso. Engolindo coisas que não seriam para engolir, e por ai vai! Como diz o ditado, “a curiosidade matou o gato”. Resumindo é de suma importância, você ensinar e educar seu felino, podemos dizer que deveria ser algo obrigatório. Para seu bem estar e o bem estar do seu animal de estimação.
Antes de começar de vez, saiba que isso não será um trabalho longo. Mas, por quê? Gatos são animais tão inteligentes quanto o cachorro. Podendo ser até mais expertos em algumas situações. Eles também aprender as coisas muito cedo, por volta do primeiro mês o seu felino já é apto para receber alguns comandos mais básicos.
Afinal, como adestrar meu gato?
Chega de enrolação, né? Agora sim vamos lhe ensinar algumas técnicas aplicáveis em casa para educar seu gato hoje mesmo!
Vale ressaltar que nunca é demais recompensar o seu gato. Sempre que cumprir as ordens, isso cria um gatilho na mente dele, que estimular ele a sempre seguir determinada ordem, seja paciente e tenha muito carinho com seu bichinho, isso ajudara no processo de adestramento e também na relação em si.
Um dos primeiros comandos a serem ensinados e que fará grande diferença no convívio é o de fazer as necessidades na caixinha. Parece algo complicado, mas não é, o mais valido nesse caso é usar a repetição como forma de ensino. Leve por diversas vezes para a caixa, insista bastante. Logo ele vai acabar aprendendo, vai por mim, não leva mais do que alguns dias, ele vai assimilar o comando rápido.
Atenção!
Lembre-se de sempre manter a caixa limpa, pois a sujeira e as excreções passadas nela farão com que seu gato crie repudio e não a utilize mesmo o ensinando. A segunda etapa depois de tê-lo ensinado a fazer as necessidades no lugar, é a de ensinar onde ele pode e não pode estar, coloque limites. Faça isso primeiramente com objetos, mas lembre, é um gato, ele sempre vai conseguir ultrapassa-lo, então ai que você prossegue com o próximo passo que é de: sanciona-lo, se ele passar a barreira a qual lhe foi imposta, reprove-o, demonstre para ele o quão negativo foi a atitude dele. Depois de ter feito isso algumas vezes, ele entenderá que quando você colocar barreiras não são para se intrometer, mesmo sabendo que consegue faze-lo. Uma das coisas mais importantes para o sucesso da segunda etapa é a de ensinar o significado da palavra “não”, repita sempre esta palavra quando for corrigir ou reprovar as ações dele, isso certamente vai ajudar com restrições futuras. Acostume seu gato a ser chamado pelo nome, isso cria uma identidade nele, e facilitara os comandos, sempre que chamar entone a voz de diferentes maneiras, pois assim, além de criar um vinculo com seu gato. Além disso, ele vai se acostumar com o seu timbre em diferentes situações, fazendo com que dificilmente receba comandos de outras pessoas além do seu dono, saiba que animal nenhum assimila palavras e sim, sons, então cuide desse aspecto que vai facilitar muito a sua vida.
Qual será o próximo passo?
Beleza! Já aprendemos alguns comandos base de adestramento do seu gato, vamos aprender algo um pouco mais complexo? Se sim!… role a pagina para baixo e prossigamos com a leitura! Existe uma técnica muito utilizada por adestradores de animais silvestres que é chamada de “target” ou “alvo” em português , que basicamente é: estudar o comportamento do seu gato e as coisas que lhe atraem, para assim você criar por meio do resultado da sua analise algo que lhe chame a atenção. Bom, essas são informações muito vagas sobre esse método, certamente há mais coisas a serem executadas além de só achar ou criar um alvo!
A partir do momento que você cria um alvo. Deves imediatamente ligar o alvo a um comando que em seguida vira recompensa. Por exemplo: Você quer que seu gato saia para o quintal ou que entre num determinado lugar? O que você deve fazer é levar o alvo ate o lugar. Após fazer isso, ligar o comando que e nesse caso será: apontar o dedo, logo dele ter chegado ao alvo, lhe de uma recompensa, não há nada especifico para isso, dê-lhe ou faça algo que ele goste.
E então…
Depois de muita repetição ele entenderá o que você quer. E intuitivamente ele sairá para o quintal sempre eu você apontar o dedo. Nesse pequeno artigo você viu alguns métodos de adestramento. Lembre de sempre executar estas manobras com muita paciência e carinho. Caso não o faça, em vez de seu gato progredir, ele vai regredir. Podendo ficar agressivo e retraído em vez de educado e obediente. Não crie bloqueio na mente do seu bichinho. Isso levará ao desgaste da relação. Espero muito que hajam gostado destas informações galera! Até a próxima e bons treinos!
Fonte: https://www.gpabrasil.com.br/gato/como-adestrar-meu-gato/
Leave a Reply