Hérnia Umbilical em Cães – operar ou não?

Hérnia Umbilical em Cães – operar ou não?

Hérnias em geral, são um ponto fraco ou abertura dentro de uma massa muscular que permite que órgãos internos passem. Ou seja, há uma descontinuidade natural dentro de uma faixa de músculo, podendo ser genética ou adquirida.

A hérnia umbilical ocorre através do anel inguinal (umbigo) com a protusão de conteúdo abdominal. Muitas vezes é causada pela própria mãe. Quando a cadela tem seus filhotes, na hora do nascimento, ela tende a cortar o cordão umbilical do filhote com os dentes e é essa tração que pode fazer com que o filhote apresente então a hérnia umbilical. Isso é ainda mais comum na raça shih tzu devido à conformação da arcada dentária da mãe.
Sabe-se também que muitos machos que são criptorquidas (condição do macho na qual pelo menos um dos testículos não desce ao escroto ficando retido na cavidade abdominal ou subcutâneo inguinal) apresentam hérnia umbilical.
Nos casos de hérnia umbilical, geralmente não é necessário submeter o animal a uma cirurgia de urgência, a menos que este esteja sendo prejudicado.
Caso ocorra estrangulamento de alguma víscera abdominal no interior da hérnia, o cão pode apresentar vômitos, dor abdominal, ausência de apetite, entre outros incômodos. Nessa hipótese as hérnias são reparadas cirurgicamente, colocando-se as estruturas de volta para sua posição correta e depois fechando a musculatura e pele com  suturas. Isso muitas vezes requer o uso de técnicas especializadas e material de sutura de longa duração.
É preciso fazer uma consulta com um bom Médico Veterinário para diagnosticar o problema. Durante o exame com um profissional deve-se definir a necessidade de urgência ou não na cirurgia, caso ocorra muita dificuldade ou impossibilidade na redução da hérnia (manobra que permite recolocação das vísceras/tecidos ao abdômen) indica-se realização do procedimento o quanto antes. Caso as vísceras retornem ao interior do abdômen facilmente, sem sinais de comprometimento local, a cirurgia pode ser programada mais tranquilamente.
Não é aconselhado que fêmeas que apresentem hérnia umbilical fiquem gestantes antes que se resolva o problema. Isso porque pode ocorrer a ampliação da hérnia durante a gestação e risco de comprometimento dos bebês e da mãe.
O prognóstico da cirurgia e recuperação cirúrgica é excelente, quando o pós-operatório é realizado de forma adequada. Exige alguns dias de repouso, medicações e cuidados com os pontos.

Fonte: http://www.revistaveterinaria.com.br/2016/08/15/hernia-umbilical-em-caes-operar-ou-nao/

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>