Passear com gato: as melhores dicas para sair com felinos
Passear com gatos pode parecer uma atividade diferente para os tutores de felinos. Entenda fazê-la com tranquilidade e diversão.
Você já deve ter se perguntado: os gatos gostam de passear? Essa é uma pergunta recorrente, já que quando pensamos nisso, lembramos dos cachorros e de como isso é tudo muito natural para eles.
Mas se o seu gatinho geralmente gosta de dar escapadinhas de casa ou até mesmo gosta de passar o dia olhando a paisagem através da janela, ele com certeza gostaria de sair para tomar um solzinho e respirar um pouco do ar da rua.
Se você não costuma passear com o seu gatinho porque sempre pensou nessas questões ou até mesmo é tutor de primeira viagem, nós daremos 10 dias para passear com o seu bichinho e tornar esse momento muito divertido.
Os gatos gostam de passear! Algumas dicas para essa atividade
Que os gatos possuem um jeito mais independente do que os cães, isso é fato! E talvez seja por isso que você também fique na dúvida se o seu gato gostaria ou não de sair na rua com coleira e acompanhado.
Mas assim como os cachorros, gatos também precisam ter essa necessidade básica atendida, porque o passeio é a melhor forma do seu gatinho ficar relaxado, desestressado e ainda se distrair um pouco durante o dia, para fugir da rotina.
Se você nunca fez isso, não se preocupe! Nós daremos algumas dicas para que esse momento aconteça de uma forma muito divertida e tranquila. Confira!
- Antes de sair para o passeio, lembre-se que o seu bichano precisa de uma coleira, para que não aconteça nenhum acidente ou ele acabe fugindo. No mercado pet existe uma variedade de modelos, então é só escolher a mais confortável para o seu amiguinho e pronto: partiu passeio!;
- Os gatos são mais reservados, e se for o primeiro passeio dele acompanhado, ele escolha um lugar mais tranquilo para ele explorar, como um jardim ou parque. Ele irá adorar;
- Se você encontrar com outros gatos ou cachorros no caminho, mantenha a calma, para que o seu bichinho também consiga ficar calmo;
- É importante que antes de levá-lo para passear, o seu pet esteja prevenido com antipulgas e carrapatos, para que nenhum parasita indesejado entre em contato com a pele dele;
- Se seu gato não gostar muito da ideia de explorar lugares desconhecidos e não quiser passear com você na rua, então não insista. Deixe-o quietinho em casa, brincando com seus brinquedos.
Como colocar coleira em gato?
A coleira dos gatinhos no geral são bem parecidas com a dos cachorros, e você só precisará fazer com que o seu gatinho esteja confortável e em uma posição boa para colocar a coleira.
Na maioria dos casos, possuem regulador para que você adapte de acordo com o seu bichinho e pronto, é só sair para o passeio!
Se a coleira escolhida for do modelo “peitoral”, você deve passar a cabeça pela abertura maior superior e prendê-la em baixo do peitoral com a ajuda do próprio feixe do produto. Se for uma coleira mais tradicional, basta colocar em volta do pescoço do felino e fechar.
É importante colocar de forma correta e de um jeito que não aperte o dorso do gato ou até mesmo o peitoral dele. A coleira deve ficar de um jeito confortável mas ao mesmo tempo seguro, para que o passeio fique mais divertido.
Coleira de identificação para gatos
Se o seu gatinho é do tipo de que gosta de fazer passeios noturnos ou até mesmo dar uma escapadinha de casa durante a tarde, uma coleira de identificação para gatos é uma boa alternativa para o seu bichano não se perder por aí.
Na coleira você pode colocar o nome do seu felino, o seu nome e seu telefone. Caso ele se perca, quem o achar poderá fazer contato com você para resgatá-lo.
Gatos de apartamento precisam passear: mito ou verdade?
Passear é um direito do seu bichinho, uma necessidade básica, mas também é verdade que alguns gatos preferem passar o dia deitados em suas camas ou até mesmo brincando com seus brinquedos dentro de casa.
Agora, se você sente que o seu bichinho precisa fazer um passeio na rua, para sair um pouquinho do apartamento (que pode ser entediante para ele), você precisa acima de tudo tentar!
- Faça a adaptação dele com a coleira, veja como ele irá reagir com ela. Se ele se mostrar muito desconfortável ou até mesmo agoniado para tirá-la, não insista;
- Se o seu bichano ficou tranquilo com a coleira, é hora de tentar fazer o tão esperado passeio!
- Lembre-se de garantir que o seu bichano esteja prevenido contra pulgas e carrapatos, e que esteja com o remédio em dia;
- Comece fazendo passeios por locais que ele provavelmente já é familiarizado. Ele provavelmente se lembra de como é a rua na frente do seu apartamento e também se lembra de alguns rostos familiares, então deixe que ele vá explorando o lugar,
- Se ele estiver tranquilo até o momento e super curioso para explorar os lugares, arrisque levando-o para conhecer outras ruas próximas de onde vocês moram.
Essas são apenas algumas dicas básicas de como fazer a familiarização dele com o mundo fora de casa, mas é importante entender que, se o seu gato se recusar fazer essa atividade, ele não deve ser forçado, para que não fique estressado ou nervoso.
É importante lembrar: se a sua gatinha estiver no cio, esse não é um período muito propício para fazer um passeio, pois ela irá atrair muitos gatos na rua e você terá alguns problemas.
Fonte: https://www.petz.com.br/blog/pets/gatos/passear-com-gato-as-melhores-dicas-para-sair-com-felinos/
Leave a Reply