Veterinários alertam que tratar bichos como gente pode causar problemas

Veterinários alertam que tratar bichos como gente pode causar problemas

Não se trata da privação de carinho, mas é preciso estabelecer limites.
A imposição é fundamental para uma boa convivência em casa.

zooterapia

Muita gente não mede esforços para dar uma vida boa para os bichinhos, só que às vezes, a coisa pode sair do controle e quando a gente vê, está tratando o cachorro, o gato, como gente.

Ninguém está dizendo que não se deve dar carinho para os bichinhos, mas é preciso ter limite para uma relação saudável com o animal de estimação.

Cori chegou para a família de Lígia de Lima há oito anos. “Ela é tudo, a Cori é o xodó da casa, a gente brinca que ela é a caçulinha. Ela acompanha tudo e a gente se programa também em função dela, sempre”.

Cori é levada em conta também na hora de fazer o orçamento da casa. Por mês, se ela não precisar de cuidados extras, são necessários uns R$ 200.

Apesar de todo o cuidado e carinho, o trtamento na casa de Lígia é bem mais comedido do que na casa de Camila de Lucena. Lana e Rurick têm caixas de roupas, fantasias de tudo que é cor e modelo. Eles têm óculos e outra caixa guarda só as gargantilhas e coleiras. “Eu compro roupinha, tudo o que eu acho fofinho eu compro. Melhorei bastante, mas já cheguei a gastar R$ 500 por mês comprando gargantilhas”, diz.

Quem tem um cãozinho sabe como são o apego e o amor por eles, mas os veterinários alertam: os animais não podem ser tratados como se fossem gente. Isso é prejudicial para todos.

Este é um dos principais cuidados que devem ser tomados pelos donos de cães, explica Cleber Felizola, médico veterinário e criador de beagles e buldogs. “Você não está recebendo um filho em casa. Isso pode parecer meio rude, mas a pior coisa que a gente pode fazer para um animal é tratá-lo como gente porque, psicologicamente, ele vai ficar completamente sem saber se ele é um cachorro ou uma pessoa. Tem que lembrar, ele é um cão, e um cão não é para dormir na cama, não é para comer na mesa junto com as pessoas, ele tem que ter o ambiente dele, o espaço reservado e sempre muito cuidado com a questão de higiene”, explica.

A imposição de limites é fundamental para uma boa convivência em casa.

“O cão é um animal que sempre viveu em matilha no seu estado selvagem, ainda como os lobos, então ele é um animal que precisa de um líder. Se você em casa, que é a matilha dele, que é a família, não colocar, não mostrar para ele quem é o líder, ele vai assumir essa liderança e aí vai fazer o que quiser e vocês terão que obedecer. Aí virão todos os problemas possíveis e imagináveis”, pontua o veterinário.

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>